Projeto Deficiente Capaz Projeto 1º Emprego Estagiário Legal
O NAEC- Núcleo de Apoio ao Emprego e Estágio do CEACAN, é uma organização não governamental que presta serviços de inclusão social para a população que carece de cuidado, atenção e respeito.
O objetivo do NAEC é capacitar jovens e adultos que são vítimas do embotamento escolar municipal e estadual, e que carregam em sua bagagem de experiência profissional o despreparo e a falta de contato com a realidade das empresas.
Sabemos que o mercado de trabalho exige mão de obra especializada e com garantia de experiência nas áreas de atuação, por isso criamos parcerias com os empresários que nos encaminham possibilidades de emprego na confiança de que estaremos oferecendo uma oportunidade para um jovem que está se especializando através Ensino médio, Técnico e Superior.
Entre as palavras existentes no dicionário da Língua Portuguesa o NAEC e as empresas adotam a palavra Parceria, assim falamos a mesma língua e atuamos diariamente como uma engrenagem que faz movimentar vidas e realizar sonhos. A oportunidade de alguém ser acolhido por nossa instituição garante tranqüilidade para as empresas, que confiam nas pré-seleções do recurso humano da Ong, e para os que recebem a indicação para os cargos oferecidos, que hoje é indispensável para quem busca uma oportunidade de emprego. Formando parcerias trazemos para a realidade das pessoas de nossa Instituição uma re-significação de educação, cidadania, cultura, ética e principalmente de futuro, pois mostramos na prática que esses menores são capazes de superar seus próprios limites e vencer enquanto estiver caminhando de mãos dadas com o aprendizado. Sabemos que existem leis e investimentos que respaldam os deficientes, que diariamente exercem seus deveres e busca seus direitos, assim como dado de análise, a cidade de São Paulo investe e disponibiliza cerca de 2060 ônibus adaptados para o transporte de pessoas que tem necessidades especiais de locomoção, e atualmente dispõe uma média de 80.000 vagas preenchidas por trabalhadores ativos que possuem de algum tipo de deficiência.
Diante deste comprometimento social que já vem sendo trabalhado na Capital de São Paulo, o NAEC busca a tentativa de iniciar um trabalho em parceria com a Prefeitura e as empresas da cidade de Piracicaba, a fim de auxiliar os deficientes mentais leve, auditivos, visuais e físicos para as empresas que devem cumprir por lei a cota de inclusão de Deficientes.
A lei 7.853, elaborada no dia 24 de outubro de 1989, respalda a garantia do apoio governamental à formação profissional, e a garantia de acesso aos serviços concernentes, inclusive aos cursos regulares voltados à formação profissional. Em outro item mostra que existe um empenho do Poder Público quanto ao surgimento e à manutenção de empregos, inclusive de tempo parcial, destinados às pessoas deficientes que não tenha acesso aos empregos comuns. Garante também a promoção de ações eficazes que propiciem a inserção, nos setores públicos e privados, de pessoas deficientes. E por último, uma análise da legislação especifica que discipline a reserva de mercado de trabalho, em favor das pessoas deficientes, nas entidades da Administração Pública e do Setor privado, e que regulamente a organização de oficinas e congêneres integradas ao mercado de trabalho, e a situação, nelas, destas pessoas. O projeto de Capacitar o deficiente traz ao futuro colaborador um sentimento de vitória contra os preconceitos sociais, que por garantia do poder público e de seus órgãos, asseguram às pessoas deficientes o pleno exercício de seus direitos básicos, inclusive dos direitos à educação, à saúde, ao trabalho, ao lazer, à previdência social, ao amparo a infância e a maternidade. O trabalho eleva a moral e constrói novos papéis nos vínculos sociais do indivíduo, tornando-se senhor de si, pois entra em contato com outras pessoas que antes não participavam de seu cotidiano, estabelecendo uma construção ética de sua autonomia. Sendo assim, contamos com a contribuição e a formação de novas parcerias com o nosso projeto que visa única e exclusivamente à inclusão dos que vivem as beiras da margem da exclusão sociais. Com um investimento mensal de R$ 92,00(noventa e dois reais) a empresa tem como garantia o preenchimento das vagas de seus colaboradores deficientes que é exigido pelo governo federal, o assessoramento das frentes de trabalho que irão receber estes funcionários, investigação do espaço físico da empresa para adaptação deste novo colaborador, palestras de conscientização dos antigos funcionários para receber os novos, psicoterapia de grupo para acompanhar as dificuldades do novo cotidiano que é alterado pelas novas funções, além do acompanhamento de desempenho do novo funcionário com relação às expectativas da empresa, que caso não seja correspondida, o NAEC substitui o colaborador após um determinado tempo de adaptação.
Faça a sua parte e ajude ampliar nosso quadro de parceiros e número de beneficiados com os projetos. Precisamos ampliar a cada dia este resultado.
Tornem-se mais um de nossos parceiros nos Projetos: Deficiente Capaz e Projeto 1° Emprego Estagiário Legal.
O Projeto social de inserção de Deficiente que estamos encaminhando para as empresas de Piracicaba e região, já existe há anos e caminha junto com o encaminhamento de Jovens, formando ainda mais parcerias. Os projetos vêm crescendo a cada dia, pois é como uma engrenagem que movimenta sucesso para todos que se unem nessa conquista. Sucesso para as empresas que adotam mão de obra qualificada, para os jovens que passam a ter experiência prática e para o CEACAN (Centro de apoio e prevenção ao Câncer e Deficiências Sociais Multiniveis) e NAEC (Núcleo de Apoio ao Emprego e Estágio CEACAN) e INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que é o elo de uma parceria com estrutura e qualidade!
Contamos com seu apoio, nós do NAEC e todos os Deficientes e Jovens envolvidos diretamente no projeto.